sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Artimanhas de Scapino


Neste domingo, dia 18, chega ao final a 3° e última temporada do ano do espetáculo "Artimanhas de Scapino", montagem comemorativa dos 10 anos da Companhia Teatro ao Quadrado. O texto de Molière na adaptação dirigida por Margarida Leoni Peixoto completará 31 apresentações ao longo de seis meses. Foram três apresentações no Theatro São Pedro, 12 no Teatro Bruno Kiefer da Casa de Cultura Mario Quintana e outras 13 no Teatro de Câmara Tulio Piva, além de apresentações nas cidades de Montenegro, Lajeado e Passo Fundo.


Este belo trabalho começou a ser planejado ainda em 2010, com dos diretores da companhia, Margarida Leoni Peixoto e Marcelo Adams, de montar o texto clássico francês, a partir da tradução de Carlos Drummond de Andrade. Em 2011, os diretores inscreveram o projeto no Prêmio Myriam Muniz da Funarte. Contemplado, os trabalhos iniciaram naquele ano mesmo, com a criação e o desenvolvimento de todo a concepção. Deste período de pesquisa,  surgiram as idéias de figurino, cenário e a escolha do elenco.



Em março de 2012 começaram os ensaios diários, que se realizaram no Centro Cenotécnico do Instituto de Artes Cênicas do RS, no Teatro do Museu do Trabalho, na Casa de Cultura Mario Quintana. O elenco, formado por Marcelo Adams (Scapino), Claudia Lewis (Zerbineta), Gustavo Susin (Leandro), Luísa Herter (Jacinta), Carlos Paixão (Argante), Paulo Vicente (Gerôncio), Marcelo Mertins (Silvestre) e Vinícius Meneguzzi (Otávio), tiveram aulas semanais com Marcos Chave, responsável pela trilha sonora e preparação vocal, e com Larissa Sanguiné, que além de assinar as coreografias, foi responsável pela preparação corporal.



Em maio, os figurinos foram apresentados: a exuberância das peças e o capricho do acabamento tiveram a supervisão de Claudio Benevenga. Elcio Rossini revelou o cenário, uma referência aos velhos casarões napolitanos do século XVIII. Com todos os elementos e marcações definidas, coube a Fernando Ochoa dar o acabamento com a iluminação especialmente criada para a encenação.



A formação do elenco valorizou ainda mais o texto e as personagens de Molière, na medida em que mesclou jovens talentos com atores experientes, veteranos dos palcos gaúchos. É o caso de Paulo Vicente e Carlos Paixão, que andavam sumidos nos últimos anos, mas que retomaram a cena com o talento específico que somente eles têm: Paulo é o elã em cena, com entusiasmo e carisma únicos. Paixão brinca com o texto e com a comédia, com os tempos e com as suas piadas. Marcelo Adams é o protagonista, Scapino, e não são poucas as pessoas que comentam sempre, ao final do espetáculo, de onde ele consegue tirar fôlego e potência para conduzir as ações do espetáculo.



Na ala jovem, estão Marcelo Mertins, Vinícius, Luísa, Claudia e este que vos escreve. Somos cinco jovens com ânimo que só o teatro consegue introjetar em nossas veias, aprendendo com esta incrível equipe que levantou a peça.



Não são poucos os motivos para não se perder estas últimas apresentações. Nova temporada, só em 2013 (se houver). Além disso, Artimanhas de Scapino é uma grande celebração não só ao teatro e as artes, mas à vida, e todos os encantos que ela nos traz. Uma comédia que além de explorar um universo extremamente divertido e tradicional, emociona o público com sua magia e paixão. Não percam!

x-x-x-x-x-

Texto: MOLIÈRE
Direção: MARGARIDA LEONI PEIXOTO
Elenco: MARCELO ADAMS, CLAUDIA LEWIS, GUSTAVO SUSIN, LUÍSA HERTER, MARCELO MERTINS e VINÍCIUS MENEGUZZI
Atores convidados: CARLOS PAIXÃO e PAULO VICENTE
Figurinos: CLÁUDIO BENEVENGA
Cenografia: ÉLCIO ROSSINI
Iluminação: FERNANDO OCHÔA
Trilha sonora: MARCOS CHAVES
Letras das canções: MARCELO ADAMS
Coreografias: LARISSA SANGUINÉ
Maquiagem: MARGARIDA LEONI PEIXOTO
Produção e realização: CIA DE TEATRO AO QUADRADO
Financiamento: PRÊMIO MYRIAM MUNIZ DE TEATRO 2011- FUNARTE
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário