segunda-feira, 24 de setembro de 2012

BREVES ENTREVISTAS COM HOMENS HEDIONDOS



Breves Entrevistas com Homens Hediondos representou muito mais para o Teatro Sarcáustico do que a realização do Prêmio de Ocupação do Teatro de Arena em 2011 e todas as temporadas de sucesso do espetáculo. Representou a consolidação de um novo formato de trabalho do grupo, que privilegia o desenvolvimento de uma linguagem autoral de seus integrantes e uma formação de uma identidade coletiva, sempre pronta para se reformular.

Encontrei Daniel Colin em um café na Rua da República, na Cidade Baixa. Não é muito fácil encontrar Daniel com tempo livre, ou qualquer um dos demais três integrantes do grupo (Rossendo Rodrigues, Ricardo Zigomático e Guadalupe Casal). Todos estão envolvidos permanentemente com o teatro, e os quatro desenvolvem trabalhos paralelos aos da companhia. Ricardo chegou vinte minutos depois, vindo de uma aula no DAD.

A nova formatação do Sarcáustico se tornou uma realidade após o multipremiado espetáculo Wonderland encerrar suas seções. Com a saída definitiva do diretor e dramaturgo Felipe de Galisteo do grupo (radicado em São Paulo), e de outros integrantes, todo o andamento naturalmente passaria a ser centralizado na figura de Daniel Colin. Mas o grupo parece ter compreendido, de alguma forma, que a única maneira de que ele poderia permanecer verdadeiramente vivo seria buscar identidade coletiva em seus trabalhos e projetos.

Assim, Breves Entrevistas com Homens Hediondos é um trabalho levado a oito mãos, onde todo o elenco atua e dirige. O modelo de dramaturgia adotado favorecia a opção, uma vez que a peça é conduzida por pequenos monólogos. Durante o espetáculo, o público escolhe as cenas que deseja ver, aumentando o grau de risco da execução, outra marca do grupo. Para a peça não virar um Frankstein (como diz Zigomático), Daniel assumiu a direção geral. Dessa forma, o grupo havia encontrado uma maneira o mas equilibrada possível onde todos os integrantes desenvolvessem seus interesses artísticos, mantendo a unidade e a assinatura do Sarcáustico.

A dramaturgia de Breves Entrevistas é um grande presente para os fãs da literatura de David Foster Wallace, romancista e ensaista norte-americano, morto em 2010. Sua visão bruta e sórdida sobre o comportamento humano e seu estilo de escrita que encadeia rapidamente diferentes pensamentos de maneira irônica influencia boa parte da geração contemporânea de escritores. Foster Wallace sofria de depressão e teria se suicidado.

Perguntados sobre o futuro do estilo e da identidade do Sarcáustico, Daniel responde: "o estilo é meu, que impus como diretor, e agora os guris estão desconstruindo. Mas não me preocupo com isso. Eu acho que o diretor tem importância dentro do conceito e a estética do trabalho, mas todo mundo quer dirigir, quer escrever, é necessário, e o espaço para fazer isso é dentro do grupo."

Ricardo complementa: "eu estava numa aula sobre identidade, e estávamos conversando sobre a construção da identidade, e é incrível como a gente usa ela para se manter confortável, mas depois que fixada, o desejo é mudar. Esse é o momento do Sarcáustico, nós achamos a cara do grupo, que é a nossa somada com a do Daniel, mas agora é construir um trabalho autoral de uma forma coletiva."

Breves Entrevistas com Homens Hediondos concorre essa noite ao Prêmio Braskem 2012.


Ficha técnica:
Direção, dramaturgia e atuação: Daniel Colin, Guadalupe Casal, Ricardo Zigomático e Rossendo Rodrigues / Atriz especialmente convidada: Tatiana Mielczarski / Cenário: Eder Ramos e Ricardo Zigomático / Figurinos: Daniel Lion / Iluminação: Carol Zimmer / Operação de luz: Maíra Prates / Coordenação de trilha sonora: Rafael Lopo / Trilha sonora pesquisada: Rafael Lopo, Daniel Colin e Ricardo Zigomático / Direção, edição e operação dos vídeos: Thais Fernandes / Vídeo especialmente utilizado: Excertos do filme “O Lamento da Imperatriz” (“Die Klage der Kaiserin”, 1990), de Pina Bausch / Design gráfico: Pedro Gutierres / Cabelos e maquiagem: Márcia Pazzini / Fotografias: Marina Fujiname / Produção internacional: Simone Buttelli / Coordenação de produção e Divulgação: Daniel Colin /Realização e Produção geral: Teatro Sarcáustico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário