terça-feira, 4 de setembro de 2012

O GRANDE FESTIVAL

Em setembro, Porto Alegre fica polvorosa. Não, isso não é uma declaração de amor ao Rio Grande, e, portanto, não tem nada a ver com o Feriado Farroupilha. Estamos falando do maior festival de artes cênicas do país, com certeza por seu porte e abrangência: eis o 19º Porto Alegre em Cena.

São 67 espetáculos no decorrer de 20 dias, espalhados em 14 espaços culturais (e outros 18 espaços não-convencionais pelo projeto "Descentralização"), 12 atividades formativas,  envolvendo diretamente mais de 200 profissionais. A cidade se mobiliza para receber artistas do mundo todo, possibilitando uma verdadeira integração artística entre as diferentes culturas que se cruzam. Se hoje pudéssemos definir uma data importante no calendário da cidade, certamente em todos os viés sociais que reverbera, o Poa em Cena é um período de extrema riqueza e abundância.

O encantamento com o festival é digno de ser notado por quem mora na cidade e pra quem é de fora; quem trabalha na organização ou quem só assiste; dos acadêmicos aos jubilados; dos apaixonados e dos ferozes. Até quem odeia, ama o Em Cena. E se fala mal, é por que o quer desesperadamente.

O festival já é responsável também por histórias folclóricas, que transitam no imaginário coletivo e transformam momentos inquietantes em propriedade popular.

Ao longo do mês de setembro, farei uma breve incursão por fatos que merecem ser notados dentro do universo deste grande evento, que mobiliza a classe artística nacional, sem, contudo, desfavorecer em nenhum momento de sua história, o trabalho e o talento dos artistas locais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário