sexta-feira, 21 de setembro de 2012

CARA A TAPA





O terceiro espetáculo da Vai! Cia de Teatro nasceu na praia. Talvez, estavam João, Vini, Taidje e Laura sentados em uma duna, tomando picolé. Lançando idéias de como se formataria o terceiro espetáculo da companhia, fundada em 2008, surge a grande ideia de transformar o palco dos teatros em em um autêntico balneário sulino.

Mas como, com um texto que em nada apontaria que os acontecimentos se sucedessem no litoral? A Vai escolheu, entre dez opções, a dramaturgia de Tarcísio Lara Puiati, na edição 2011 do prêmio Carlos Carvalho de Auxílio-Montagem. Um casal em crise, expondo seus conflitos e cicatrizes. Se tivesse escolhido qualquer outra das opções, em nada adiantaria; nenhum texto serviria, na primeira ótica, para a proposta estética do projeto. Foi então que o grupo envolvido no projeto fez uma verdadeira imersão na estética e na linguagem do espaço que convencionalmente chamamos de "praia".

Nesse sentido, o elenco formado por Cassiano Ranzolin, Frederico Vasques, Laura Leão, Patrícia Soso, Sofia Ferreira e Vinícius Meneguzzi descobriu principalmente no jogo e na pesquisa corporal um universo de signos que compõem o ambiente cênico do espetáculo. Surf, frescobol, futebol, mergulho, banho de sol, areia. A dramaturgia corre paralela, mas em determinado ponto há uma apropriação do espaço e da linguagem sobre a palavra, e o que é encenado ilustra de maneira inusitada aquilo que pode ser sugerido pelos diálogos.

O segundo desdobramento que a Cia propôs sobre a obra foi uma análise psicológica sobre as personagens. Ego, alter-ego, ID... Dessa forma, as ações e acontecimentos narrados ampliam as possibilidades estéticas sobre sua compreensão, uma vez que são apresentados não apenas os indivíduos, mas as extensões das duas personalidades em conflito.

Antes da estréia, em julho de 2011, a equipe do espetáculo fez ainda mais duas excursões para o litoral gaúcho. Como todos nós sabemos, ir paras as praias do RS em março, abril, até que dá para encarar. O vento já é bem gelado, mas o solzinho ainda esquenta. A primeira excursão do elenco foi assim: na própria praia foram buscados as composições que poderiam formatar as cenas. A segunda excursão foi mais penosa: pleno junho, o dia mais frio do ano, momento em que o litoral gaúcho se torna inóspito para a vida humana. A equipe técnica assistia, toda encasacada, o elenco de roupinha de praia, batendo as fotos, gravando o teaser e ensaiando a peça completa em plena areia, sobre um frio de 7°C.


Com certeza a praia que está em Cara a Tapa tem a cara da praia do grupo. E o olhar específico da Vai! sobre este universo, confrontado com um texto que a companhia faz questão de explorar além de seu desfecho, resulta em um espetáculo incrivelmente divertido e repleto de sensações. É um dos espetáculos gaúchos que concorre ao Prêmio Braskem 2012.

-x-x
Direção: João Pedro Madureira
Concepção: João Pedro Madureira, Vinícius Meneguzzi e Taidje Gut
Dramaturgia: Tarcisio Puiati
Elenco: Cassiano Ranzolin, Frederico Vasques, Laura Leão, Patrícia Soso, Sofia Ferreira e Vinícius Meneguzzi
Coordenação de Produção: Laura Leão
Produtor Executivo: Patrícia Machado
Cenário: Leonardo Fanzelau
Figurino: Carmela Moraes
Iluminação: Gilberto Fonseca
Arte gráfica: Didi jucá

Nenhum comentário:

Postar um comentário