sexta-feira, 7 de setembro de 2012

SNORKEL











"Snorkel" é destaque entre espetáculos uruguaios que se apresentam no Em Cena Alejandro Persichetti/Divulgação




http://www.teatroelgalpon.org.uy/imgnoticias/1008.jpg

















FICHA TÉCNICA:
Direção: Bernardo Trias / Texto: Federico Guerra / Elenco: Victoria González, Federico Guerra, Sarit Ben Zeev, Bernardo Trias, Ignacio Duarte, Fernardo Amaral, Daniel Cabrera, Daniel Acevedo e Soledad Frugone /  Iluminação: Adrián Romero / Figurinos: Diego Aguirregaray / Duração: 80min / Recomendação Etária: 16 anos


 Somos los derrotados. Somos los que no duermen, no comen y no necesitan abrigo. Somos lo que comiste, digeriste y cagaste. Nos arden las rodillas. Somos nadie y seremos nadie. Odiamos al prójimo como a nosotros mismos. Somos todo lo que proyectás en la pantalla. Nuestra felicidad viene encapsulada. Somos los hundidos bailando en la superficie... y bailamos bien.


Espetáculo do referenciado grupo teatral uruguaio "El Galpón", Snorkel é mais uma das boas atrações do Mercosul nesta primeira semana de Festival.

O submundo, nome que damos ao espaço onde consegue viver aqueles seres humanos mais marginalizados dos costumes e regras sociais, tem sido objeto de estudo frequente da linguagem teatral. Principalmente nas últimas décadas, confirmando o princípio de que o teatro reproduz e resignifa a realidade, com o aumento da criminalidade e diminuição da qualidade de vida, textos que abordam universos de condições extremas de sobrevivência contemporânea tem sido devorados por artistas ávidos por mudanças sociais.

Mas Snorkel não nos oferece, felizmente, nenhum tipo de conclusão moral ou intenção de mudar nosso comportamento. A montegem de Bernardo Trias e Federico Guerra nos fazem, nada mais, nada menos, um apunhaladado das transgressões éticas absurdas que nosso cotidiano nos oferece diariamente. Assim, nos deparamos cênicamente, e com formas de tamanha explicitude e realidade, com ocorrências que ignoramos diariamente, por que nos acostumamos com elas.

Nos acostumamos com o viciado que não tem mais volta, com o policial corrupto, com o marido cruel, com o machismo escancarado. Nos acostumamos com a homofobia, com o desengajamento da juventude, com a morte anunciada.

Snorkel é um retrato da sociedade, recortada e editada para um programa de TV, onde a apresentadora representa a opinião pública e a moral coletiva. Snorkel joga na cara do público o quanto estamos deixando nos influenciar por aquilo que está distante e o quanto estamos nos distanciando daquilo que é verdadeiramente nosso e está no nosso lado.

Snorkel tem mais uma apresentação, nesta sexta, às 23h na Sala Álvaro Moreyra. Boa opção pra quem ainda não tem ingresso para hoje!

Nenhum comentário:

Postar um comentário