domingo, 9 de setembro de 2012

VESTIDO COMO PARECE

A obra de Nelson Rodrigues tem sido muito explorada nos últimos anos no campo da dança. Os mistérios da literatura rodriguiana parece seduzir e inspirar a composição de diversos bailarinos por todo o mundo, em mais uma clara demonstração de que a obra do escritor carioca continua gerando inúmeros desdobramentos. Eis alguns espetáculos de dança que encontra inspiração na obra de Nelson nos últimos anos:


A NOITE DO MEU BEM - SP (2007)
Baseado na obra de Nelson Rodrigues, o espetáculo A NOITE DO MEU BEM, a montagem reuniu os atores Dinah Perry, que assina a criação e concepção do trabalho, e Paulo Goulart Filho, que além de dividir a cena com a atriz, também é responsável pela adaptação do texto.






Sete (1999) - SP
Companhia Paulista de Dança de Ribeirão Preto.
O espetáculo, baseado em sete contos do dramaturgo Nelson Rodrigues, foi coreografado pela americana Patty Brown, dirigido pela bailarina e atriz Renata Celidonio e foi apresentado em nove cidades.



Valsa em Pedaços - Conexões da Contemporaneidade (2012) - SP
Livremente inspirado em "Valsa nº 6", texto que o dramaturgo escreveu para a estreia de sua irmã, Dulce Rodrigues, como atriz, em 1951. Direção e dramaturgia: Ana Guasque. Com Ana Guasque, VJ Dado França e Diogo Del Nero.


 



Teia - RN (2011) Direção de Mauricio Motta. A encenação criada a partir da obra Dorotéia, de Nelson Rodrigues




Valsa N° 30 - PR (2010)

A "Valsa Nº6", escrita por Nelson Rodrigues em 1951, foi a escolhida pela Téssera Companhia de Dança da UFPR para encerrar o calendário comemorativo dos 30 anos do grupo.
Brincando com o nome da peça e o aniversário da Companhia, o grupo criou a "Valsa nº30", peça coreografada por Cristiane Wosniak que mistura dança e teatro.

Téssera Companhia de Dança da UFPR


 O Beijo - Cia Nova Dança 4 (2011) - SP




 A Ânima Cia de Dança, cordenada pela coreógrafa Eva Schul, apresentou neste sábado sua homenagem à obra de Nelson Rodrigues com o espetáculo "Vestido como Parece - a brasilidade em Nelson Rodrigues". É um trabalho que se fundamenta nas próprias tradições e virtudes da cia, explorando sua já conhecida pesquisa estética. É um dos espetáculos que concorrem neste ano ao Prêmio Braskem, e Eduardo Severino, ganhador do prêmio em 2010, está no elenco. Opta por não se fixar em uma obra específica e praticamente não utiliza textos. Um estádio de futebol é o cenário fundamental. Os bailarinos se caracterizam em cena. O público saiu animado da apresentação deste sábado. Material com DNA gaúcho que merece toda a atenção.








Nenhum comentário:

Postar um comentário